Varicocele: Tratamento cirúrgico

O tratamento da varicocele é exclusivamente cirúrgico e consiste na ligadura dos vasos que estão alterados (vasos varicosos). O procedimento pode ser realizado por diversas técnicas cirúrgicas, que incluem cirurgia convencional (inguinotomia – técnica de Ivanissevich – ou ligadura alta transabdominal – técnica de Palomo), cirurgia laparoscópica ou microcirurgia (por incisão subinguinal – técnica de Marmar).

O procedimento é realizado sob anestesia local combinada com sedação endovenosa, em regime de internação ambulatorial, no qual o paciente tem alta no mesmo dia.

Durante a cirurgia, busca-se a identificação de todos os vasos alterados, que são ligados, e a preservação dos vasos sadios (linfáticos, artéria testicular) a fim de garantir a manutenção adequada das funções testiculares.

Em nossa clínica, realizamos somente a técnica microcirúrgica, pois é a que apresenta melhores resultados e associa-se a menor taxa de complicações e recidiva.

A recuperação após o procedimento é rápida e, em geral, o paciente encontra-se apto a retomar suas atividades de rotina após cerca de uma semana.

O seguimento pós-operatório a fim de averiguar a melhora do potencial fértil do paciente (que ocorre em cerca de 70-80% dos casos) é realizado em até 6 meses. Na média, a gestação espontânea pode ocorrer em 8 a 12 meses, com uma chance aumentada de 30-40%.

Referência:

Miyaoka R, Esteves S.   A Critical Appraisal on the Role of Varicocelectomy in Male Infertility.   Adv Urol 2012.

Dr Ricardo MiyaokaDr. Ricardo Miyaoka
CRM 107.917

Andrologista